top of page

Projeto da Starfire das Cartas Selecionadas de Kenneth Grant


Kenneth Grant anos 50

Como muitos já sabem, o hermetista inglês, Kenneth Grant (1924-1911), era muito cuidadoso com sua vida pessoal, e principalmente, com seus escritos. Ele costumava dizer que a força da palavra escrita era mais intensa e produtiva do que o som, uma vez que a palavra permanece em silêncio, que pode levar sua percepção para níveis muito sutis em que o som torna-se confuso. Assim também achavam os antigos druidas e druidesas. Eles tinham como experiência, que o poder da palavra quando escrita poderia matar pessoas.

Outra observação interessante é quando ele aponta sobre as palestras, o que cai perfeitamente bem, além do que, sempre tive essa mesma opinião, ele falou: "A palavra silente ou impressa é mais potente que sua versão falada, exceto em casos muito excepcionais, e atinge aqueles a quem se destina. As pessoas assistem a palestras, por diferentes razões, mas poucos freqüentam para ganhar conhecimento. Elas vão para conhecer pessoas, para passar o tempo, mas raramente são profundamente afetados pela palavra falada, que é rapidamente esquecida. Livros por outro lado tem sido conhecidos por mudar vidas."

Kenneth Grant diversificava suas pesquisas, de modo que inúmeros paradoxos são encontrados em suas linhas, mas esse é o processo natural na Iniciação, a qual eu chamo de CAMINHO. Não há como não ser paradoxo quando você trata de Gnose, não falo aqui de Gnosticismo (1), falo da Direta Experiência da Verdade. Os conteúdos da Gnose não são teóricos como origem, mas experimentados profundamente. As experiências não são esquecidas como numa espécie de epifania ou êxtase, mas a mesma é retida na consciência do Andarilho e assim, mais um salto consciencial ocorre, mais uma destilação teve sucesso.

Kenneth Grant respirava experiência, alem do seu enorme cabedal para explanar muitas delas no curso de seus trabalhos, e sobre o que cada um poderia alcançar com "trabalho duro e com alguma medida de encanto pessoal".

Por isso mesmo, creio, que essa publicação veio para sanar algumas dúvidas de leitores que apreciam seus livros como um todo, não falo aqui apenas da massiva Trilogia Tifoniana, mas de muitas coisas que ocorreram nos bastidores no que concerne a elaboração e publicação dos seus livros. Igualmente sobre alguns dos contatos que ele teve em determinados períodos do seu processo de absorção e expansão do conhecimento em várias correntes, como no Oriente, onde se aprofundou bastante no conceito Advaita e por aí vai.

Em breve, mais informações virão com o andamento e desenvolvimento desse maravilhoso projeto. Tenho certeza que muitos que admiram a obra de KG, cada um dentro do seu próprio escopo, se encantará quando vier a luz o primeiro Volume de a princípio, com o título The Selected Letters of Kenneth Grant (As Cartas Selecionadas de Kenneth Grant).

Sobre o sítio ou portal que a Starfire Publishing Ltd lançará especificamente sobre as Cartas Selecionadas de KG, a SOCIEDADE LAMATRONIKA® será encarregada de traduzir os textos do sítio responsável pela futura publicação. Portanto, vocês poderão ficar antenados por aqui, a fim de acompanhar todo o processo para publicação, esperada, mas não oficialmente confirmada, para o final de 2018.

Passo em primeira mão na nossa língua, algumas referências sobre o Projeto dito por Michael Staley em 2017 e agora em 2018. Eu juntei suas duas mensagens por questões meramente práticas (2). Segue abaixo:

MENSAGEM MARÇO DE 2017

Assinaturas Kenneth e Steffi Grant. Aleister Crowley para Aossic.

O trabalho começou recentemente em uma série de volumes provisoriamente intitulado The Selected Letters of Kenneth Grant. A expectativa nesta fase inicial é que o primeiro volume abrangerá as décadas de 1940, 1950 e 1960. As cartas serão organizadas em ordem de data mostrando o desenvolvimento e variados interesses de Kenneth Grant.

Quando Kenneth Grant ficou com Crowley em 'Netherwood' em 1945, ele escreveu muitas cartas para Steffi Grant. Essas cartas foram preservadas e serão publicadas pela primeira vez neste primeiro volume. Há também cartas para Karl Germer de 1948 até 1956, e para outros Thelemitas, como Wilfred T. Smith, Carl Petersen, Frederick Mellinger, Friedrich Lekve e mais tarde na década de 1960, Mildred Burlingame e Israel Regardie.

Grant teve um interesse vital no misticismo oriental, e durante a década de 1950 ficou particularmente interessado no trabalho de Ramana Maharshi, Anandamayi Ma e Pagal Haranath. Ele manteve uma correspondência com os companheiros advaitas tanto aqui (Inglaterra) como no exterior, como Arthur Osborne, Mouni Sadhu e Paul Brunton. Um amigo íntimo, Duff Mellis, voltou para a Índia em meados da década de 1950, mas tristemente morreu por lá; a correspondência de Grant com ele é particularmente perspicaz.

As cartas de reposição de 1949 até 1956 também estão incluídas; embora a maior parte delas tenha sido publicada em Zos Speaks! que já está esgotado há alguns anos, sua publicação aqui será uma oportunidade para vê-los no contexto dos outros interesses e desenvolvimentos de Grant na época. Em meados da década de 1960, uma editora foi contratada para publicar um livro de Grant sobre Spare, com o eventual título 'The Images and Oracles of Austin Osman Spare'; infelizmente, isso nunca veio a luz do dia e o contrato foi cancelado em março de 1968, e algumas das cartas de Grant para o editor, descrevendo o livro projetado à medida que ele se desenvolve, estão aqui incluídas.

O valor particular dessas cartas é a luz que elas lançam sobre as preocupações de Grant e, em particular, como essas preocupações alimentaram as Trilogias. À medida que o período deste primeiro volume chegava ao fim, Grant estava escrevendo "Aleister Crowley and the Hidden God", um manuscrito que Muller sugeriu, e que poderia formar a base de dois livros, o primeiro dos quais foi publicado como “The Magical Revival.”

Eu esperava originalmente que este primeiro volume fosse publicado no outono (3) deste ano, mas agora que eu estou buscando correspondência e encontrando mais do que eu originalmente estava antecipando, parece claro que a publicação será mais realista em algum momento de 2018.

MENSAGEM MARÇO DE 2018

Estou planejando publicar o Volume 1 no final deste ano. No momento, é minha intenção para este primeiro volume ir para o final de 1969. No entanto, há uma série de cartas extremamente boas e muitas vezes longas durante a primeira metade da década de 1950, quando KG estava executando o Ramo Britânico da O.T.O., correspondendo com Germer, e - por um ano ou mais do verão de 1952 - esteve imerso em Advaita Vedanta e se correspondendo com companheiros Advaitas. Muitas das cartas neste período são extremamente interessantes – uma rebitagem, na verdade - e não gostaria de excluir nenhuma delas por falta de espaço. Assim, dependendo de quantos mais arquivos eu localizar ao longo dos próximos meses, esse primeiro volume pode ocorrer até o final de 1959.

Há muito interesse nesta publicação, e vou atualizar esse tópico de tempos em tempos, bem como criar uma página no site Starfire Publishing.

___________

Nota do Tradutor:

(1) Geralmente qualquer tipo de "ismo" é improdutivo.

(2) Fórum da LAShTAL

(3) Hemisfério Norte.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page